segunda-feira, 14 de março de 2016

Freguesia de Cimo de Vila da Castanheira - Chaves

Romaria de S. Sebastião. Realiza-se no dia vinte de Janeiro de cada ano, na capela situada no alto do monte, conhecido por castro de S. Sebastião. Associada à romaria do santo existiu uma feira medieval, durante séculos, na qual marcavam presença muitos feirantes galegos. O padre memorialista da freguesia, João Fernandes d`Além, descreve a romaria e a feira, em 1758: “Há em hum alto huma capela do mártir Sam Sebastião que antiguamente foi igreja grande. Há anos se mandou reformar esta capella e em parte do corpo da igreja ficou um cabido e suas colunas aonde se recolhe a gente para ouvir missa no dia em que se celebra a festa do dito sancto, que hé todos os anos no dia vinte de Janeiro. Esta capella fica defronte da igreja matriz (de S. João Baptista) trezentos passos. Hé administrada pelos fregueses da dita e ornada pelas esmolas que dão os fiéis em dia do mesmo sancto. Trazem de esmola munta orelha e muntos pés de porco, em que tem chegado alguns anos o rendimento della a dez e doze mil réis.”
Castro de S. Sebastião



Igreja românica de S. João Baptista da Castanheira
Capela de S. Sebastião
Pela descrição arquitectónica da capela, e comparando-a com a actual, vemos que se encontra completamente descaracterizada. Exteriormente não se vê rasto do cabido com colunas, onde as pessoas se abrigavam, mas no seu interior podem apreciar-se frescos lindíssimos. 
Escultura antiga de S. Sebastião
Cena alusiva à Paixão de Cristo
Tecto da capela
Frescos das paredes laterais encobertos.
Altar-mor completo
Feira de S. Sebastião. “Nesse mesmo sítio, junto à mesma capella se faz feira no dia vinte de Janeiro, adonde se junta bastante gente, que consta a feira de várias tendas, munta panela, sola, pão alvo, munto jugo, arados, cestos grandes e piquenos que vêm da Galiza e durará a feira três ou quatro horas.”
Com data de 21 de Junho de 1441, D. Afonso V nomeava João da Costa, para escrivão das sisas dos panos da feira de S. Sebastião, função que acumulava com a de pároco da freguesia. Podemos assim, de algum modo, concluir que em meados do século XV, já existia a capela de S. Sebastião e, no largo em seu redor, já se realizava a feira, com as características mais tarde referidas pelo padre memorialista.
A feira de S. Sebastião não chegou aos nossos dias, mas o Santo protector contra a fome, a peste e a guerra continua sendo festejado, com devoção, pelos fiéis da freguesia de Cimo de Vila e freguesias vizinhas. Com uma missa ao início da tarde, seguida de uma procissão com o andor do santo à volta da capela. Termina com o leilão dos produtos trazidos pelos fiéis que, tal como antigamente, consistem em carnes de porco fumadas e saborosos salpicões transmontanos. O espaço onde outrora se realizava a feira é agora ocupado pelos automóveis que transportam os romeiros actuais de S. Sebastião.
 Romaria de S. Sebastião. Dia 20 de Janeiro de 2016.




Do alto do monte avista-se uma imponente paisagem de todo o vale da Castanheira, que é povoado pelas freguesias de Cimo de Vila e Sanfins.
 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário