segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Águas Frias - Chaves

A freguesia de Águas Frias ficou como legítima sucessora da paróquia de S. Pedro de Monforte, abdicando então do seu padroeiro primitivo - S. Lourenço. A igreja de Águas Frias foi construída ao mesmo tempo que se desmantelava a igreja de S. Pedro de Monforte, ficando concluída no ano de 1789. O principal obreiro desta mudança foi o abade Diogo de Sousa Pereira Coutinho que, dentro da nova igreja, mandou construir o seu túmulo e ali foi sepultado, em 26 de Maio de 1802.
Por disposição testamentária legou o prédio rústico denominado Passal, cujos rendimentos reverteram para custear as despesas com o culto da igreja matriz.
Da igreja primitiva de Monforte apenas é conhecido o desenho de Duarte d`Armas, onde nos aparece implantada junto à muralha, dentro do recinto fortificado e de fácil acesso pelo exterior, através da porta de Bragança.
A nova igreja de S. Pedro de Águas Frias resultou num elegante e espaçoso edifício, cuja construção integrou características inovadoras, para aquela época, ao nível da sacristia e do acesso ao púlpito. 
Em 1854, uma parte da fachada da igreja que suportava o campanário desmoronou-se, vindo a ser reconstruída anos mais tarde, no mandato do abade António Luís de Morais Soares. Para esta obra a freguesia contou com o apoio da Câmara de Chaves que, para o efeito, prescindiu do valor das coimas aplicadas na freguesia durante determinado período. O campanário ficou mais esbelto e melhor dimensionado, mas o Povo na sua imensa sabedoria e humor que o caracteriza, passou a chamar-lhe "Torre dos condenados".

Aldeia de Águas Frias
Desenho de Duarte d'Armas
Igreja de S. Pedro de Águas Frias
Interior da igreja
Outra vista exterior da igreja
Escultura do orago S. Pedro, proveniente de Monforte.