terça-feira, 31 de maio de 2016

Chaves - Nas margens do Rio



Caminho das poldras. Em direcção ao Caneiro.



Da margem esquerda para a direita
A passagem do Tâmega através de um caminho de pedras, conhecido por poldras do Tabolado, vem de muito longe, dos tempos medievos. Este era um caminho muito usado pelas pessoas que habitavam o lugar chamado Bairro do Caneiro, localizado na margem esquerda do rio. E por ele se deslocavam a pé, quando se dirigiam à Vila.




Durante o Inverno, quando uma enchente do rio arrastava algumas pedras, dada a necessidade desta passagem, alguém tomava a iniciativa de as mandar colocar. E se o contributo dos vizinhos para o efeito não era suficiente, ali permanecia durante algum tempo,  um cobrador de impostos improvisado, que interpelava os passantes, cobrando uma pequena portagem, até conseguir a verba em falta para o investimento realizado.




As aldeias da margem esquerda do rio Tâmega, localizadas a Sul da cidade, reiteradamente solicitavam à Câmara Municipal a construção de uma ponte no lugar das Poldras, pois aquela travessia permitia reduzir a distância cerca de três quilómetros, relativamente à utilização da ponte romana. A Câmara chegou a aprovar uma proposta para a construção dessa ponte, em 28 de Janeiro de 1938. A imprensa local dava eco destas reivindicações, mas o problema só ficou resolvido nove anos depois, com a construção da uma nova ponte a jusante e próxima do caminho das Poldras. Essa nova ponte foi inaugurada em 1947.
Em 1952 foi-lhe atribuída a designação de Ponte Engenheiro Barbosa Carmona, em homenagem ao técnico responsável pela sua construção.

Sem comentários:

Enviar um comentário