segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Chaves - Feira dos Santos 2016

As produções locais. Cestos de Nantes
Barro preto de Vilar
A gastronomia
Castanhas assadas
O tradicional polvo
O negócio dos automóveis
Pavilhão do mercado do gado



Os acessórios
Concursos e prémios.

sábado, 22 de outubro de 2016

Chaves - Feira dos Santos 2016

Já se sente a aproximação desta feira e festa tão querida para os Flavienses e comunidades vizinhas, incluindo os nossos amigos da Galiza. Pelas ruas da cidade espalha-se o cheiro característico das farturas e das castanhas assadas. E as diversões para a pequenada, localizadas na margem direita do Tâmega, dão uma nota colorida e agradável, nesta época do ano. As tradicionais barracas e stands instalados nas principais ruas da cidade, mostram a diversidade e qualidade dos bens produzidos na região, onde não faltará uma apresentação cuidada da sua gastronomia. Decorre de 29 de Outubro a 1 de Novembro. 
 





Por último o rio Tâmega, com a ponte de Trajano ao fundo.

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Romaria de Santa Rita, nas Ermidas.


Pequenina povoação da freguesia de Bouçoais, concelho de Valpaços. Fica no sopé de um monte (castro) sobranceiro ao rio Rabaçal, na sua margem direita. Todos os anos, pelo segundo domingo de Outubro, concentra uma enorme enchente de peregrinos, provenientes de vários concelhos:Valpaços, Chaves, Mirandela e Vinhais.
Feitas as vindimas, é tempo de conviver e orar na capelinha de Santa Rita de Cássia, padroeira dos doentes e das causas impossíveis. Terminada a procissão, os amigos e as famílias continuam a festa, degustando abundantes e deliciosas merendas. 




Lá ao cimo vê-se a aldeia de Rebordelo

Ermidas. Actualmente tem 4 fogos e 7 pessoas. 

Missa campal muito concorrida


quarta-feira, 5 de outubro de 2016

O Outono no Porto. Jardim do Carregal

Construído em 1897, é um belo jardim com desenho tipicamente romântico, dotado com caminhos de traçado sinuoso que circundam um pequeno lago, atravessado por uma ponte. Lugar agradável propício a um descanso, numa tarde outonal, em pleno centro histórico do Porto. Jardim com flores e árvores frondosas onde, alguns exemplares de vegetação, são considerados únicos na cidade, como os cedros, sequoias e araucárias. De realçar a escultura do médico e professor Abel Salazar, obra do prestigiado escultor transmontano Hélder de Carvalho.




Lago onde se podem ver os patos